Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
12 de outubro dia de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil

Em 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia trabalhavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, sem êxito algum. Após várias tentativas eles 'pescaram', das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, rio abaixo, a cabeça.

Os pescadores acomodaram dentro do barco, envolta em uma toalha, o que seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Eles, que até então não tinham conseguido pescar absolutamente nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes.

Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem. Como a santa foi "aparecida", a alcunha logo pegou.

A pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrig√°-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida.

 

 

Autoria:  Jose Diego dos S. Medeiros

Diretor Legislativo e Parlamentar 

Data: 10-10-2022 11:25:20